setembro 18, 2008

70 dicas práticas!

Auto-estima é como uma casa, que é construída tijolo por tijolo. Todos os dias, leia essas dicas e pratique uma, depois outra... Você chega lá!


1. Dê um nome para a sua mente (Cláudia, Paula, Matahari etc?). Quando ela começar com pensamentos negativos, diga o seguinte: "Fulana, que tal dizer algo positivo nessa bela manhã?"

2. Viva no presente! Preste atenção no doce que você está comendo, no papo que está escutando, na parte do corpo que estiver lavando?

3. Maneire no excesso de açúcar e pães da sua dieta. Não tem nada melhor do que perder alguns quilos para deixar a gente satisfeita consigo mesma.

4. Tenha uma meta. Pode ser uma "metona" ou uma "metinha", mas vá atrás dela. Foco total!

5. Arrume um caderninho ou um quadro branco e escreva bem grande: Urgente/Importante e comece a preencher com as coisas que você precisa fazer. Acostume a separar o que é prioridade do que não é.

5. Procure ficar confortável, vestir as roupas certas para não passar frio ou calor, se trate bem.

6. Acredite que você já tem algo, ou seja: se você quer um amor, ao invés de pedir, sinta-se como se você já tivesse um. O mesmo vale para o dinheiro. Só não vá sair por aí detonando o seu cartão, heim!

7. Funde, com suas amigas, uma VAE (Vigilantes da Auto-Estima). Assim você pode ouvir e ser ouvida à vontade.

8. Pare de se comparar com os outros: toda vez que você faz isso ou se sente melhor ou pior? e as duas coisas são uma droga.

9. Bote a arte na sua vida, ou seja: quando for almoçar, crie um arranjinho de flores para a mesa. Quando for tomar um chá capriche no guardanapo, na xícara e nos biscoitinhos. Quando for se vestir, ponha um detalhe diferente na roupa etc etc etc?

10. Ensine alguma coisa para alguém. Mesmo que você ache que não sabe nada, sempre tem alguém que sabe menos que você.

11. Aprenda a fazer relaxamento. Coloque uma musiquinha tranquila e vá soltando cada parte do seu corpo mentalmente, começando pelos pés. Contar a inspiração e a expiração também ajuda, tipo: um, dois, um, dois?

12. Lembre-se: você é o que você come. Tente comer coisas gostosas, mas que não sejam pesadas, nem gordurosas.

13. Você é do tipo "Rainha da Matrícula"? Se matriculou em tudo, fez uma aula e nunca mais voltou? Tente dançar em casa, com a roupa que você estiver mesmo. Dance como se não tivesse ninguém olhando (nem você!). Ou faça Yôga. Não há nada que aproxime mais você de você do que o Yôga.

14. Auto-massagem é tudo nessa vida! Espalhe seu creme favorito pelo corpo e fique um tempão massageando cada parte dele (como você faria caso fosse o Gianechinni).

15. Minha amiga, uma mulher com o cabelo bonito faz os homens perderem a cabeça. Não tem dinheiro para ir ao cabeleileiro direto? Aprenda a fazer em casa ou peça para uma amiga.

16. Toda mulher, casada ou não, deveria ter um Nestor, o vibrador. Ele é capaz de coisas incríveis (sem medo de ser feliz, ok?!!!)

17. E, por falar em Nestor, sempre tenha um amigo "sem pênis" por perto. Antes que você ache que eu fiquei louca de vez, deixe-me explicar: um amigo sem pênis não é um Eunuco, é um desses amigos que amam a gente fraternal e incondicionalmente, e que não estão interessados no nosso corpinho. São maravilhosos na hora de dar colo.

18. Alguns orientais costumam considerar o sono uma espécie de morte, de outra dimensão então, para eles, todo dia seria o dia do nascimento. Quando você acordar, imagine que é o seu aniversário!

19. Conhece a "Arte do Contentamento?". "É sempre estar feliz com o que você tem. O truque para isso é não desejar nada muito. Mas não confunda desejo com sonhos.

20. Não ligue para a torcida. Faça tudo da melhor maneira que você pode e se sentirá segura.
21. Ria muito, mas muito mesmo. Ria quando errar algo, ria se cair no chão, ria de piada, de filmes. Além de aumentar a auto-estima faz um bem danado para o corpo e para a mente. Rir aliás faz um bem danado. Li uma vez que quando a gente ri, o anjo-da- guarda bate as asas.

22. Quando estiver muito difícil se fazer entender, pense que está conversando com o anjo da outra pessoa, a confusão se dissolve rapidinho.

23. Ouvi também de uma senhora muito especial que o anjo-da-guarda (ele de novo) fica bem pertinho da gente quando estamos em silêncio.

24. Cores ajudam e muito a levantar a auto-estima. Capriche no vermelho e no laranja, ou no azul, se você estiver procurando por um pouco de paz (e quem não está?). E nada de preto demais!

25. Sabe aquela criança que existe dentro de você? Que tal tirar um dia para passear com ela? Leve-a ao parque, compre doces, brinquedos, pule na cama elástica. Divirta-se muito!

26. Visite aquela tia que te adora e sempre tem um monte de coisas legais para contar. Ela vai dizer que você está linda, ótima, encher você de mimos e paparicos.

27. Alguns orientais consideram que todos temos Deus dentro de nós, que todos somos Deus. Pense nisso, acredite que, dentro de você, tem um ser perfeito e grandioso. Lembre-se disso quando passar pensamentos de inferioridade pela sua cabeça.

28. Uma psicóloga amiga minha dizia sempre que a gente precisa pensar que em última análise se somos filhos de Deus, somos filhas do rei, princesas portanto, e merecemos ser tratadas como tal.

29. Veja Deus nas outras pessoas também, na hora em que elas estiverem falando com você. Isso vai aumentar e muito a sua tolerância por elas e por você e, principalmente, a sua compaixão.

30. Não seja dura com você mesma, não fique se cobrando, se julgando, saiba se perdoar. Culpa só atrapalha.

31. Cuidar de plantas, nem que seja em vaso é ótimo. No dia seguinte elas já estão mais bonitas, como que respondendo a sua atenção.

32. Ousar pintar uma parede da sala numa cor bem alegre também vai fazer você se sentir o máximo.

33. Largue de vez esse papel de vítima. Você é responsável pelo que acontece na sua vida. Gente que faz esse papel afasta todo mundo.

34. Veja Deus em cada coisa. Em cada pedra. Em cada flor. Em cada chuva que cai. Em cada alimento. Em simplesmente tudo!

35. Lembre-se de ter gratidão pelas coisas que tem. Um dia peça, no outro agradeça. Um dia ganhe, outro dia dê. É assim que funciona a roda da prosperidade e da alta auto-estima.

36. Tenha uma crença, por alguém, ou por algo mesmo que seja o Ronaldinho ou o Brad Pitt. Fica muito difícil segurar a onda sem acreditar em algo mais forte.

37. Faça um quadrinho com essa frase do Einstein e coloque na parede da sua casa: "Há duas maneiras de viver a vida: achar que não existem milagres. Achar que tudo é milagre".

38. Um bicho de estimação faz maravilhas com nossa auto-estima. Se não der para ter um cão, arrume um gatinho. Tem muita gente doando bichinhos por aí.

39. Nunca se esqueça de que você não é só seu corpo. Também é seus pensamentos, seus gostos, suas atitudes, seus relacionamentos, sua alma.

40. Um vez por mês, dê um presente para a sua Deusa interior: compre uma pulseirinha, ou um brinco, um colarzinho? da Tiffanys (brincadeira!)
41. Resgate a Deusa que há em você: faça Dança do ventre. Se não tiver dinheiro para as aulas, compre fita com aulas de dança. Viraram febre depois da novela da Jade.

42. Se você estiver namorando há pouco tempo, aproveite! Eles sempre acham a gente linda e maravilhosa nos primeiros meses de namoro. Aceite os elogios sem falar que a roupa é antiga, o cabelo está precisnado pintar, o corpo está com quilinhos extras?

43. Cante no chuveiro. No carro. Na praia. No supermercado. Faz bem para você e para todo mundo que está em volta. Note como todo mundo fica mais alegre quando alguém está cantando feliz.

44. Saia com crianças (filhos, sobrinhos, vizinhos). Eles acham graça em qualquer coisa e a gente acaba achando graça junto.

45. Vá numa dessas bombonieres maravilhosas e compre um desses bombons carésimos e coma como se fosse o último chocolate da sua vida.

46. Aliás, viva cada dia como se fosse o último da sua vida. Ok, você não estaria trabalhando se fosse o último dia da sua vida, mas imagine mesmo assim.

47. Tire o pó do seu livro de receitas, faça um prato maravilhoso ou uma sobremesa e convide os amigos para experimentar. Um luxo só!

48. Um banho prolongado é como um presente, de banheira, melhor ainda.

49. Entre numa loja de coisas para o banho, tipo a Lush, e compre uns 4 itens maravilhosos, tipo: espumas de banho, óleos etc. Existem produtos de todos os preços hoje em dia de R$ 9,00 a R$ 900,00.

50. Assista uma comédia uma vez por mês. Se não tiver nenhuma no cinema, pegue no vídeo. Alguns exemplos: qualquer uma do Woddy Allen ou Férias Frustradas.

51. Veja a cena do cachorro cantando Donna Summer em Man in Black 2. Ele merece um Oscar de ator coadjuvante.

52. Pegue seus sapatos velhos e mande-os para o conserto. Ficam novos em folha por um custo ridículo.

53. Sabe aquele relógio que você queria tanto? Corte gastos durante três meses e dê para você de Páscoa ou no dia do índio, do bombeiro.

54. Proponha uma fantasia erótica nova para o seu namorado, mesmo que ele olhe com aquela cara de: "Você heim?"

55. Acrescente humor ao sexo. Camisinha fosforescente no escuro dá brincadeiras incríveis. Tinta fosforescente para o corpo também não ficam nada atrás, com frases tipo: "Paraíso. Entrada por aqui!"

56. Transe de madrugada. Há quanto tempo você não faz isso?

57. Compre vários porta-retratos baratinhos e encha sua casa com fotos suas, do seu amor, dos seus bichos e dos seus amigos.

58. Jogue coisas velhas fora (ou dê para alguém). Isso lava a alma e ajuda você a prosperar, segundo a turma do "Feng Shui"

59. Dê um trato na sua cozinha. Bote prateleiras novas, exiba suas louças mais bonitas. Dá um charme danado.

60. Incorpore o hábito de botar flores frescas na casa. Se estiver sem namorado, aproveite para colocar um par de rosas vermelhas no canto direito do quarto. Troque sempre que murcharem (uma mandiguinha, de vez em quando, não faz mal a ninguém?)
61. Quando estiver se sentindo só, vá num desses bate-papos na internet, mas finja que é alguém totalmente diferente do que você é. Divirta-se, mas cuidado para não viciar.

62 Ligue para uma amiga que não vê há muito tempo.

63 Não tente ser como as outras pessoas. Tente melhorar mas não se culpe por não ser tão bonita, tão bem sucedida ou tão popular como aquela amiga.

64 Batom, máscara de cílios e perfume fazem milagres.

66. Descole na internet a letra da música I Will Survive, imortalizada por Gloria Gainor, e cante bem alto, várias vezes.

67. Abra mão de um mal hábito ainda no primeiro semestre do ano. Pode ser qualquer um: de cigarro a caras que não te dão a menor bola

68. Aprenda a jogar um jogo: baralho, xadrez, gamão, dardos. Quando a gente ganha, é tudo de bom

69. Perceba coisas que ninguém percebe: uma flor que nasceu no asfalto, um ninho de passarinhos na Avenida Paulista, o bumbum lindo do cara do almoxarifado?

70. Quando você estiver se sentindo feia, gorda, dura ou muito triste, repita:

"TODAS AS COISAS SÃO INCOMPLETAS,
TODAS AS COISAS SÃO IMPERFEITAS,
TODAS AS COISAS SÃO IMPERMANENTES?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário