janeiro 03, 2009

POEMAS MÍSTICOS - POESIA SUFI - RUMI

Alguém bateu à porta da Bem-Amada, e uma Voz lá de dentro perguntou:

- Quem está aí?

E ele respondeu:

- Sou eu.

A Voz então disse:

- Esta casa não conterá nós dois.

E a porta continuou fechada. Então o Amante foi para o deserto e na solidão jejuou e orou.

Retornou depois de um ano e bateu novamente à porta. E de novo a Voz perguntou:

- Quem é?

E o Amante respondeu:

- És tu mesma!

E a porta lhe foi aberta.


************************************************************************


Ib'n Arabi XII - Aberto a todas as formas

Meu coração está aberto a todas as formas:

É uma pastagem para as gazelas,

E um claustro para os monges cristãos,

Um templo para os ídolos,

A Caaba do peregrino,

As Tábuas da Torá,

E o livro do Corão.

Professo a religião do amor,

E qualquer direção que avancem Seus camelos;

A religião do AmorSerá minha religião e minha fé.


**********************************************************************

Jalaluddin RUMI - O CORAÇÃO e A ALMA - A VISÃO

O CORAÇÃO e A ALMA

A brisa da manhã trouxe-nos uma mensagem:

Viste tu no caminho um coração pleno de fogo,

Viste tu este coração abraçado e cheio de paixão

Que incendeia cem rochedos de sua chama?

A VISÃO

Quem terá visto algo que em realidade existe, mas não se manifesta?

Quem terá visto o que se manifesta no coração, mas não repousa nos lábios?

Quem terá visto aquele que é a realidade do mundo, mas não se encontra no mundo?

Quem terá visto na existência e na não-existência uma tal não-existência?


***************************************************************************

SOU O ESCRAVO QUE LIBERTOU O AMO



O discípulo que instruiu o mestre.


Sou a alma que ontem nasceu no mundo

e no mesmo instante criou este mundo vetusto.

Sou a cera orgulhosa que fez o ferro virar aço.

Passei ungüento nos olhos dos cegose ensinei homens de curto entendimento.

Sou a nuvem negra que trouxe alegriada noite de dor ao dia de festa.

Sou a terra milagrosa que pelo fogo do amo se elevoue tocou a mente do céu.

Noite passada, o rei não dormiu,contente de saber que eu, o escravo, dele me lembrei.

Não me culpes se sou escandaloso e lavrei justiça,foste tu que me embriagaste.

Silêncio, que o espelho se desgasta;quando soprei sobre ele,protestou contra mim." (Rumi)


****************************************************************************

Hino ao Sol


Nenhum comentário:

Postar um comentário