agosto 01, 2008

AGOSTO MÊS DO DESGOSTO,SERÁ?

HOJE ACORDEI COM ESTE TEMA INSISTENTE NA CABEÇA:"AGOSTO MÊS DO DESGOSTO".
AUTOMATICAMENTE VEIO A PERGUNTA UM TANTO QUANTO DEBOCHADA:SERÁ?
ENTÃO DECIDI FAZER MINHA PESQUISA PARTICULAR SOBRE O ASSUNTO.PARA MINHA SURPRESA O TEMA A MIM SOPRADO NADA TEM DE ORIGINAL E DESSA FORMA ENCONTREI O PRIMEIRO TEXTO.


Agosto, mês de desgosto?
A superstição não vale para os leitores portugueses, que quase sempre tiram férias, recebem os parentes estrangeirados ou têm familiares casando-se neste mês. Mas, aqui, debaixo do Equador, agosto tem má fama, coitado. E a culpa parece que é dos colonizadores portugueses. Explico: Segundo alguns historiadores, as mulheres portuguesas não casavam nunca no mês de agosto, época em que os navios das expedições zarpavam à procura de novas terras. Casar em agosto significava ficar só, sem lua-de-mel e, às vezes, até mesmo viúva. Daí a veio a má fama do coitado do mês.

Eu me lembro de ouvir dizer, quando era criança, que agosto era mês do cachorro louco, e minha avó benzia-se o dia todo no dia 24, Dia de São Bartolomeu, que é o dia em que "o diabo anda solto e vai bater-papo com os humanos".

O Diário Catarinense de hoje, conta uma lenda da Ilha a respeito do cachorro louco: quem encontrasse um cachorro com raiva na estrada era bom que carregasse um prego no bolso. Enterrando o prego em uma bananeira, o sujeito passava pelo cão a salvo. :-)


http://thelisbongiraffe.typepad.com/diario_de_lisboa/2005/08/agosto_ms_de_de.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário